28 de março de 2010

Manta em cordões de trico da E.Zimmermann

Do livro The Opinionated Knitter escolhi algumas receitas pra fazer. Fiz gorros, sapatinho e cheguei nesta manta. Comprei os fios nas cores da receita e pela amostra calculei a quantidade de pontos que deveria colocar para ficar mais ou menos do tamanho da manta original. A receita pedia 24p para a medida de 173x107cm (o fio é bem grosso). Para chegar nessa medida precisei fazer a receita com 50p. Como não tinha muita certeza da quantidade de fio, fui comprando de 3 em 3 novelos e foi fio pra caramba! A manta ficou grande 166 x 110cm.
.
É super simples de fazer - 4 peças que encaixam-se perfeitamente. Mas demora, demora. Enrolei mais um pouco quando chegou na hora de costurar, mas me surpreendi! Foi super rápido pois é o mesmo número de cordões, o canto fica perfeito, tudo dá certo. Mas que mulher fantástica! Suas peças são simples, muito bem calculadas, práticas, usáveis e lindas:))
.
Eu simplesmente amei a manta. De cada ângulo que se vê, nota-se uma tonalidade e uma textura diferente...parece até que tem mais peças do que apenas 4.

Fiquei indecisa quanto a borda pois o I-cord prendeu muito o caimento dela, então não sabia se continua com ele ou não. Mas acabei deixando assim mesmo, pois já embacei muito com ela.

Na foto abaixo parece que o canto do cinza claro com o escuro não estão na mesma linha, mas estão sim; foi apenas uma ruga rss






Aqui as costuras do lado direito e avesso; realmente é reversível.
Fio: Desejo da Pingouim, 12 novelos de 100g
Agulha: 4,5mm

16 de março de 2010

Sapatinho

Tirei amostra desse sapatinho só porque achei interessante a receita... só que ele termina como uma pantufinha, como parar no pé da criança? Fiz um caninho em barra 2x2 mas como sobram poucos pontos no tornozelo, fica muito pequeno em proporção à botinha. Então fiz barra 1x1 e deixei aperta na frente só para ficar mais bonitinho. Como queria acabar com esse novelo azul (ainda sobrou um restinho, droga!), sabia que seria apenas uma amostra, pois deve servir pra uma criança de 1 ano e meio a 2 anos rssFio: Harmonia da Aslan, cor 14, aprox. 30g
Agulhas: circular 4mm
Receita: zarella-baby-booties (ravelry)



10 de março de 2010

Gorro Koru

Não consigo lembrar a pessoa que fez esse gorro que eu me apaixonei; achei que fosse a Vicky, mas não achei o gorrinho por lá... na época tentei fazer mas não consegui entender como trabalhar as 3 pontas no topo e agora que tentei de novo continuo não conseguindo! Então fiz um rabicho só e pronto!
Como achei meio novelo do mesmo fio da manta e ele é grosso, usei agulha menor do que a receita pedia e o gorro ficou pequeno e achei muito curto em proporção a largura; então fiz outro aumentando 4 carreiras e com agulha maior. Certo ou não, tirei mais uma receita da minha listinha:))
Como a enxerida queria o gorro de qualquer maneira, enfiei na cabeça dela e ela ficou estática rss

Fio: Harmonia da Aslan, cor 14, aprox. 30g
Agulhas: circular 4,5mm
Receita: Koru

8 de março de 2010

08 de março

Dia pra lá de especial... dia de todas nós, mulheres; dia de parabéns da Sil, uma amiga maravilhosa, que gosto demais; dia que, contra todas as expectativas e previsões, nossa garota remendo, sapa gorda, bonequinha de piche e rabugenta - Meg Ryan, completa 10 anos de vida!! Ela não é muito chegada em fotos, mas dá pra ver a meiguice dela.